LOJA

sábado, 16 de outubro de 2010

Museu da Joia de Limeira


As peças da coleção Brasileiras Enlaçadas, da designer de joias Eliana Colognese e produzidas em parceria com a empresa Splendida, ficaram entre as 5  finalistas do 2° Prêmio ALJ de Limeira. A coleção faz uma homenagem ao grande ícone da Moda Gabrielle "Coco" Chanel, responsável por introduzir as "falsas" joias (Bijuterias e Folheados) ao mundo da Moda, trazendo um novo conceito aos acessórios femininos. 
Uma característica interessante das peças é a utilização do basalto polido, "a rocha vulcânica expressa o cuidado e a preocupação com o meio ambiente e dá sustentabilidade e inovação ao projeto", diz Eliana. 
A coleção ficou exposta na ALJOIAS - Feira Internacional de Joias Folheadas -  de 24 a 27 de Agosto, e agora faz parte do acervo do Museu da Joia em Limeira / São Paulo.


Historicamente a cidade de Limeira é refêrencia nacional na fabricação de jóias folheadas. Na cidade são produzidas 500 toneladas de peças por mês. O que corresponde a mais da metade da produção brasileira deste segmento. Nove mil pessoas trabalham neste pólo e estima-se que outras 45 mil, indiretamente. Para os empregados e também para a cidade a fabricação de bijuterias passou a ser um novo e importante negócio, atraindo mão de obra excedente das tradicionais lavouras de laranja e cana-de-açúcar.
Parte desta história, quase centenária, pode ser vista por intermédio de equipamentos antigos, fotografias e peças desenvolvidas por designers limeirenses que fazem parte do acervo do Museu da Jóia de Limeira.
Inaugurado dia 23 de julho de 2009, o Museu da Joia está localizado no Parque da Cidade, ao lado do Ginásio Vô Lucato e Ceprosom, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é (19) 3451-2714. 
Parabéns Eliana, você é uma Chanel dos nossos tempos!

Fonte: Redação RedeClaret Notícias

Fotos: Thiago Biz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante. Volte sempre xoxo