LOJA

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Designers chineses criam torneira inteligente que evita o desperdício de água


O trio chinês, formado pelos designers:  Yonggu Do, Dohyung Kim e Sewon Oh desenvolveu uma torneira que economiza água. O intuito da ideia é acabar com os desperdícios causados pelas torneiras abertas durante a higienização pessoal. 
O protótipo sustentável, batizado como 1 ℓimit,  limita o uso de água em apenas um litro,  evitando o desperdício até mesmo em uma simples lavagem de mãos. 
A proposta é de que seja armazenado apenas 1 litro de água, em uma espécie de tubo, enquanto a torneira não está sendo utilizada. Deste modo, quando o usuário acionar a torneira, somente esta água pré-armazenada poderá ser usada.
A invenção tem um painel de vidro, em forma de um tubo de ensaio, dentro do qual é armazenada a água. Uma vez que você abre a válvula, ela vai liberar exatamente um litro de água em seis segundos.
A média do consumo de água para lavar as mãos é de seis litros, o que reduziria os gastos em cinco litros por pessoa. Os designers garantem que esta quantidade de água é suficiente, mas se o usuário necessitar de mais água, basta esperar que a torneira encha o tubo novamente.
Pesquisas mostram que em poucas décadas as reservas de água doce do planeta não serão suficientes para suprir as necessidades mundiais, caso os níveis de consumo não sejam controlados desde já. Por isso é importante controlar o consumo até nas pequenas coisas. 
Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos são atitudes simples, que não precisam de muito esforço, mas que podem trazer grandes resultados.

Fonte: Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante. Volte sempre xoxo