LOJA

sábado, 9 de outubro de 2010

A essência da pessoa no objeto - Sustenable design and social development project

Praticar o consumo consciente e dar nova vida aos materiais é pensar coletivamente. Nós designers, costumamos dizer que o maior desafio da criação é a famosa "folha em branco", eu creio que há muito pensamento global envolvido até o momento de nos encontrarmos com a tal folha.  Há muitas pessoas envolvidas e não temos como isolar processos e materiais. Quando entendemos que tudo está conectado, pensamos design, ou seja, pensamos "pessoas" com suas sensibilidades, necessidades, experiências e diferenças. Independente se é o consumidor final ou àquele que participa da confecção de um produto, de forma ou outra isto vai  impactar na  vida dos envolvidos, da sociedade ou do meio ambiente, e  o designer é o principal responsável pela pluralidade benéfica neste processo.  Buscar ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito não é nada fácil, mas temos que tentar. Pois contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, em todas as suas áreas. Com as sustentabilidades todos saem ganhando. Há como  projetar sem causar impactos? Não, mas que estes impactos sejam os melhores para todos! Pois é preciso também pensar no social, nos materiais e processos de fabricação. Como isso vai impactar? Pense nisso.

O designer se apoia no material e na forma  para expressar idéias e sente antecipadamente os sinais precoces dos novos consumidores. Acredito que as pessoas querem experiências autênticas e diferentes, querem dizer o quê são não só pelo estilo de vida, e sim pelo estilo do espírito, da alma. 
Tem um pneu muito especial na minha cadeira: o pneu que furou e não me levou até o  destino  planejado, mas me levou até ao ciclista para que eu tivesse este insight. Este me acompanhou por muitos quilômetros importantes da minha jornada. Materializei minhas pedaladas da vida, através de uma cadeira e de dois anéis de prata: jóias onde cravei a borracha deste pneu especial.
É a essência das pessoas nos objetos, não os objetos essência das pessoas. Algo simples, que  faz parte da minha história, me rendeu  1° lugar em um concurso de cadeiras e gratificante reconhecimento pelo meu trabalho. E como se não bastasse, através disto está se desenhando um projeto de ação social que pode transformar a vida de muitas pessoas.....Quantas coisas conectadas!

E quantas pessoas legais me ligando, mandando e-mail, postando em blogs e sites importantes,  me deixando recado, twittando, divulgando...
Agradeço à todas estas pessoas pelo carinho e por apreciarem meu trabalho. Não consegui agradecer a todos ainda. Mas vou achar um tempinho, com certeza! 

4 comentários:

  1. oi amiga estou visitando o seu blog e gostei muito,parabens e sucessos beijos.

    ResponderExcluir
  2. Valesca,o Criador mostra que tudo é simples,sem complicações.Você mereceu exatamente porisso,mostrando sua sintonia com Ele.
    Parabéns,siga em frente!

    ResponderExcluir
  3. ola amiga visitei seu blog gostei parabens bj

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Valesca
    O Criador inspira você,que respira o Criador e você nos sopra o hálito perfumado da sua beleza inteligente.Parabéns amiga,siga sempre em frente.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante. Volte sempre xoxo