LOJA

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Galhos e madeira inspiram joias - Coleção Origens

Representa às origens da estruturação da vida em sociedade e suas relações. Inspirado na figura da cabana primitiva, segundo Oscar Niemeyer, faz referência aos galhos entrelaçados dos abrigos primitivos e à madeira utilizada nas primeiras construções. Confeccionado em prata reciclada de resíduos fotográficos.
Foto: Valesca Bender
 




A inspiração:
"A chuva descarregada das nuvens densas bate implacavelmente nas rochas, inunda a terra e aviva os verdes das árvores. Um grupo de homens temerosos apertam-se ao redor de uma árvore qualquer, procurando abrigo. Algo foi alcançado, porém a chuva castiga o mísero reparo, irrompe através da folhagem e inspira ao mais robusto desses homens a idéia de construir um refúgio mais seguro contra a violência do temporal. Um homem elege duas árvores jovens e próximas, sobe numa delas e auxiliado por um ramo terminado em forquilha atrai o segundo tronco e o liga fortemente ao primeiro mediante uma atadura de juncos. 
A família contempla o processo maravilhada e após a indicação do homem pré-histórico, o grupo armado de estacas, corre em busca de troncos mais finos, que sob a direção do acidental arquiteto são colocadas em torno do abrigo, formando um cículo na base e unindo suas extremidades superiores, às árvores guias." 
(Banister Fletcher, no livro A history of Arquitecture - 1896)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante. Volte sempre xoxo