LOJA

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A utilização de materiais não convencionais no design de jóias

Fiquei muito realizada em saber que duas jóias que projetei e confeccionei, a partir de madeiras reaproveitadas e prata reciclada, serviram como objeto de estudo para os Anais do 8° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - Universidade Federal da Paraíba - Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AEND|Brasil)  - A utilização de "materiais não convencionais" - Uma tendência no Design de Jóias - um trabalho de Victor Hugo Falcão de Freitas sob orientação de Angélica de Souza Galdino Acyoli. 
A pesquisa aborda as tendências para o uso dos materiais alternativos  e não convencionais aplicados  no design de jóias. E demonstra um cenário bastante criativo e diversificado para a jóia brasileira, concluindo que a adoção destes tipos de materiais, está diretamente ligada a mudanças de comportamento relacionadas a fatores como: um novo perfil de consumidor, preocupação com o meio ambiente, dentre outros.

Parabenizo Angélica Acyoli por apoiar a pesquisa de Vitor Freitas. O design com materiais alternativos, pode valorizar culturas regionais e fomentar a criatividade e autonomia de muitos artesãos e comunidades. Envolvendo assim, não só a sustentabilidade ambiental mas, também, a sustentabilidade financeira de muitos. Como já citei por aqui, trabalhar com materiais reaproveitados é uma corrente do bem. Temos como resultado deste processo, um produto de muita importância, pelo design, pelo material e pelo valor humanístico em si. É o design sócio ambiental, onde os meios e processos pelos quais executamos os produtos, são tão importantes quanto os fins, ou seja, o produto em si.





10 para você Vitor!


Clique na imagem e acesse a pesquisa na íntegra.  
Fonte: Anais do 8° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - Universidade Federal da Paraíba - Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AEND|Brasil)  - A utilização de "materiais não convencionais" - Uma tendência no Design de Jóias - um trabalho de Victor Hugo Falcão de Freitas sob orientação de Angélica de Souza Galdino Acyoli.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Fiquei super feliz com sua visita, viu. Já dei uma vasculhada no seu blog e ele é tudo de bom. Estou te seguindo para não perder nadinha!
    Parabéns pela iniciativa de usar materiais não convencionais. As jóias ficaram lindíssima! Adoro tudo que é alternativo.Parabéns pelo seu reconhecimento também. Bjs e boa sexta feira!

    ResponderExcluir
  2. Claro que eu não poderia deixar de comentar. O conhecimento para ser construído precisa da inclusão de diversas fontes, diversas cabeças pensantes. Que bom que pude contar como exemplo a talentosa e inventiva Designer Valesca Bender, modelo de iniciativa premiada para compor o conhecimento a cerca das jóias e fatores que a tornam renovada ao longo do tempo.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita! Sua opinião é muito importante. Volte sempre xoxo